Na última segunda- feira (dia 18/04, ontem) o Jornal Nacional exibiu uma reportagem a respeito de uma lei que vigora em Belo Horizonte: A lei das Ecobags. Segundo está escrito, as sacolas plásticas, entraram para a lista de produtos ilícitos na capital, sujeito a multa de mil reais, e em caso de insistência a multa sobe para dois mil.
Esta lei é importantíssima, pois incentiva a diminuir o uso inconsciente dos derivados de petróleo que demoraram muito tempo para se degradar e prejudica a natureza.O que nos preocupa é o histórico de leis adormecidas no papel, em Belo Horizonte também esta em vigor uma lei que proíbe cocô de cachorro no chão, mas a população não dá a mínima para isso, e a sujeira continua a mesma. O mais lamentável é que esse quadro de inadimplência com as leis, não é só em Minas Gerais, ocorre no Brasil inteiro.
O ideal seria que este ponta pé servisse de exemplo a ser seguido, os mercadinhos estão oferecendo as Ecobags, por cerca de R$0,19 cada uma, mais infelizmente tem uma parte da população que não está gostando da idéia: “Bom, nós sabíamos que não ia ter sacola, mas é impossível você trazer sacola pra tanta coisa”, diz a dona de casa Fátima Ribeiro, mal ela sabendo que são iniciativas como essas que podem salvar o planeta. Vamos nos manter confiantes, quem sabe pode dar certo? E de qualquer forma Belo Horizonte está parabenizada pela iniciativa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário